Trabalho em equipe: como ter um time mais harmônico e produtivo

 

Mesmo quem atua de forma autônoma e independente precisa realizar trabalhos em equipe em algum momento da trajetória profissional.

Se você opta por trabalhar em um coworking, por exemplo, eventualmente, pode realizar alguma atividade em parceria com alguém. Por isso, é importante aprender a lidar com profissionais com características diferentes das suas.

Mas quando dizemos lidar, parece que o trabalho em equipe é algo penoso, quando é exatamente o contrário!

São vários os benefícios gerados pelo trabalho colaborativo, incluindo a expansão das habilidades e troca de conhecimentos.

O contato com pessoas diferentes, com perspectivas e ideias distintas, também possibilita a formação de um ambiente de trabalho propício à inovação.

Quer aprender como trabalhar em equipe?

Confira as dicas a seguir para ter um time mais harmônico e produtivo!

O que é o trabalho em equipe?

 

O trabalho em equipe está relacionado ao desenvolvimento conjunto de alguma atividade, seja ela qual for.

O conceito não se restringe apenas ao mercado de trabalho, podendo ser aplicado em praticamente todas as instâncias da vida. Desde um trabalho na faculdade até a construção de casas populares, tudo pode ser feito com trabalho em equipe.

Isso acontece porque, quando pessoas se unem para resolver algum problema ou criar algo novo, a dinâmica se mostra muito diferente do trabalho individual. É como se existisse uma fusão de ideias, pensamentos e perspectivas, com foco no mesmo resultado, o que, na maioria dos casos, acelera o processo de resolução de um problema.

Agora que você sabe o que é trabalho em equipe, é importante saber o que ele não é.

Trabalho em equipe não é sinônimo de desorganização
Muitos profissionais consideram que essa forma de trabalho resulta em bagunça, dificultando a tomada de decisão e a formação de consenso.

De certa forma, o maior número de pessoas envolvidas em um processo tende a aumentar sua complexidade, já que são várias ideias diferentes sobre um mesmo tema. Mas isso não significa desorganização.

Por isso, é importante criar um grupo equilibrado e orientado para resultados. Assim, mesmo que as pessoas tenham ideias diferentes, a tendência é que elas se completem, e não se eliminiem.

 

Vantagens de se trabalhar em equipe

 

Montar uma equipe de profissionais qualificados nem sempre é fácil ou sai barato, mas garantimos que os benefícios obtidos com essa forma de organização valem o investimento.

Pluralidade de ideias

No mundo do empreendedorismo, ter sempre a mesma ideia e visão pode acabar sendo um ponto negativo, tendo em vista a fluidez do mercado, das relações comerciais e de consumo.

O trabalho em equipe permite analisar esses fatores sob múltiplos pontos de vista, já que todos os profissionais envolvidos estão focados no mesmo objetivo.

Opiniões que se complementam

Uma pergunta simples: quantas vezes você teve uma ideia que parece boa, mas não soube de que forma ela poderia se materializar?

Muitas vezes, a visão de alguém externo pode ser a diferença entre a ideia ser colocada em prática ou não.

O melhor de tudo é que, nesse processo de discussão, nem sempre uma ideia exclui a outra. A maioria delas se complementam, contribuindo para uma abordagem multidisciplinar do mesmo tema.

Criatividade em alta

Outro ponto positivo do trabalho em equipe é o fator criatividade. Ao trabalhar em equipe, as pessoas conseguem produzir mais e melhor, com muito mais energia criativa envolvida no processo.

O ambiente de trabalho se torna, assim, muito mais propício ao surgimento de ideias inovadoras.

 

Como trabalhar em equipe?

 

Agora que você já sabe as vantagens de trabalhar em equipe, temos que dar uma má notícia: nem sempre é fácil construir um time criativo, com ideias que se complementam.

Assim como em todo grupo, podem existir conflitos internos que precisam ser contornados. As diferenças individuais só serão capazes de gerar um ambiente inovador se existir harmonia entre os membros do time.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para elevar a performance de seu time. Essas são estratégias para tornar o trabalho colaborativo ainda mais produtivo.

Confira:

1. Saber administrar conflitos

Os conflitos tendem a aparecer em qualquer ambiente de trabalho, seja em equipe ou não. É o excesso de competitividade, o profissional que entrega pouco e atrapalha o rendimento dos outros, e por aí vai.

Para que o trabalho colaborativo dê os resultados pretendidos, é preciso que os conflitos sejam controlados e direcionados de maneira transparente, de forma que todos os envolvidos possam manifestar sua opinião. É o que chamamos de gestão de crise.

Para isso, o diálogo deve ser sempre no sentido de complementação das ideias, nunca de exclusão. Lembre-se que a competitividade, quando saudável, pode trazer vários benefícios para a performance geral do time.

2. Saber conviver com as diferenças de ideias e personalidades

Para criar uma equipe harmoniosa e produtiva, é fundamental saber lidar com as diferenças não apenas de ideias e opiniões, mas também de personalidade.

Nem todos dentro de um time possuem a mesma forma de agir e de compreender o mundo. Aspectos da vida pessoal podem acabar se manifestando durante a realização das atividades.

Uma das formas de contornar esse aparente problema é praticando a empatia, ou seja, o processo de se colocar no lugar do outro.

Você também pode promover feedbacks constantemente para saber se os profissionais de sua equipe estão passando por alguma situação que os impede de realizar o trabalho e se colocar disponível para ajudar.

É importante ter em mente que as diferenças de personalidade não impedem o trabalho em equipe. Mesmo pessoas introvertidas e tímidas podem participar ativamente dos processos e se sentirem parte de uma equipe bem estruturada e aberta ao diálogo.

A grande verdade é que o trabalho colaborativo depende da pluralidade de perspectivas, saberes e vivências. Sair da zona de conforto e aceitar a diversidade fazem parte desse processo.

3. Comunicar-se bem para não ter mal-entendido

Muitas vezes, utilizamos palavras erradas e acabamos por gerar confusão ao invés de esclarecer.

Tão importante quando comunicar-se bem é sempre procurar interpretar o que o colega de trabalho está tentando dizer.

Se restar alguma dúvida, vale a pena perguntar de novo, pedir uma explicação mais detalhada, para não desempenhar uma tarefa de maneira errada e prejudicar seus colegas de trabalho.

Os mal-entendidos podem ser evitados e, quando já presentes, contornados por meio do diálogo sincero e comprometido.

4. Ser proativo e fazer algo além do que esperam de você

Um dos principais alicerces do trabalho em equipe é o esforço individual em prol do coletivo.

O fato de existirem várias pessoas trabalhando em um mesmo projeto não significa que sua contribuição é menos importante. Ao contrário, é preciso fazer além do esperado, dar o primeiro passo e não esperar sempre por informações e direcionamentos.

Dentro da equipe, mesmo que exista a presença de um líder, todos devem ser proativos e contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento das atividades propostas.

Vale ressaltar que ser proativo é diferente de ser reativo, e não se resume apenas a solucionar um problema, e sim a se antecipar à ele.

5. Saber ouvir os outros

Saber ouvir é mais do que uma demonstração de educação, é o básico para que o trabalho em equipe cumpra seu propósito.

Quando passamos todo o tempo falando, deixamos de abrir espaço para que outras pessoas participem do processo. Já quando permitimos a interação de todos, estamos fomentando a formação de opiniões múltiplas sobre um determinado tema.

A criatividade e a inovação surgem precisamente dessa abertura para a diversidade. Um time de trabalho harmônico e produtivo consegue trabalhar com a pluralidade de ideias e transformar essas ideias em ações.

6. Respeitar o tempo e a autonomia de cada profissional da equipe

Esse ponto é muito importante. O tempo de cada um dos membros de um time é diferente, e deve ser respeitado.

Algumas pessoas conseguem se comunicar de forma fluida, expondo suas ideias com grande velocidade, enquanto outras precisam de tempo para se sentirem confiantes o bastante para participar do processo e manifestar todo seu potencial.

Tudo é uma questão de dar abertura e incentivar a participação individual dentro do time, para que cada um se destaque por seus talentos e habilidades.

 

Comece a trabalhar em equipe

 

O trabalho em equipe, apesar de todas as vantagens apresentadas, continua sendo um dos grandes desafios do empreendedor. Mas, como você deve ter percebido, é fundamental saber trabalhar coletivamente, pois mais cedo ou mais tarde, você provavelmente terá que realizar algum trabalho em equipe.

Saber contornar os conflitos existentes na equipe, estimular a proatividade e a participação de todos é o melhor caminho para alcançar grandes resultados, só que isso exigirá muito comprometimento de todos os agentes envolvidos.

Por isso, tente aplicar as dicas que demos em seu dia a dia não apenas para trabalhar, mas para todas as atividades que envolvam mais de uma pessoa. Assim, quando chegar o momento de trabalhar com profissionais diferentes de você, certamente você estará preparado para lidar com possíveis conflitos que possam aparecer.

O trabalho em equipe é um dos desafios que qualquer empreendedor está sujeito a encarar. Se você quer saber mais sobre esse tema, confira nosso post 9 desafios para o empreendedor e dicas de como superá-los.


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