Agendar Prova ANAC
O primeiro passo antes de agendar o Teste Teórico é verificar a liberação do seu CPF no sistema da ANAC. (https://sistemas.anac.gov.br/educator/Exames.Aspx)
Pagamento TFAC
Os exames teóricos da ANAC requerem o pagamento de uma taxa específica (Taxa de Fiscalização de Aviação Civil – TFAC), conforme Lei no 11.182/05.
As taxas deverão ser pagas através da Guia de Recolhimento da União (GRU). Para a emissão desta Guia, o candidato deve providenciar sua geração através do Portal da ANAC, conforme abaixo:
- a) Na aba “Serviços Online” (esquerda da página), selecionar o ícone “GRU Guia de Recolhimento”, ou acessar diretamente a página http://www2.anac.gov.br/gru.asp
b) Clique no link “clique aqui” e, na página que se abre (“Escolha a área de interesse:”), selecione “TABELA DE SERVIÇOS” e clique em “PESQUISAR” (confira a imagem).
c) Já na nova tela, avance até as páginas 8 ou 9 e clique na opção (código) correspondente ao seu caso:
- (código 5118)Inscrição nos exames de conhecimento teórico para licenças e/ou habilitações de: PPA, PPH, CPR, CPD, CMS, DOV e MMA – R$ 68,21 por matéria; ou
- (cód. 5119)Inscrição nos exames de conhecimentos teóricos para licenças e/ou habilitações de: MCV, PC/IFR, PCH, PLA, PLH, INVA, INVH, INVP ou IFR – R$ 68,21 por matéria; ou
- (cód. 5121)Inscrição no exame de conhecimento teórico para licença de PPL – R$ 68,21; ou
- (cód. 5122)Inscrição para exame de 2ª época: – R$ R$ 68,21 por matéria.
- d) Na nova página, no campo “Quantidade de documentos a serem pagos”, digitar a quantidade de provas que for realizar no exame, conforme previsto na IS 00-003.
Caso o candidato faça jus à isenção de provas estabelecida na IS 00-003, deve desconsiderar as matérias das quais é isento – isto é, deve pagar somente as provas que irá efetivamente realizar.
Clique aqui para preencher a GRU
- e) Clique, ao lado, no ícone da calculadora, para que o valor total a ser pago apareça no campo apropriado;
- f) Digite CPF e nome completo; clicar em “confirmar”. Serão geradas, em uma só página, 02 (duas) vias da GRU; clicar em “imprimir” (botão, ao final da página) e levar as 02 (duas) vias a qualquer agência do Banco do Brasil;
- g) Ao efetuar o pagamento, o banco restituirá uma via autenticada da G.R.U. e fornecerá um comprovante de pagamento (“boleto”), destinada ao exame on-line. Guarde esse comprovante, pois você irá utilizá-lo para a realização de sua inscrição na ANAC.
Observações:
- O boleto gerado é associado a um único CPF, que é o titular do serviço, ou seja, é quem poderá utilizar seu pagamento para inscrição no exame.
- O boleto é pagável unicamente no Banco do Brasil. A apresentação do comprovante de pagamento é necessária para inscrição no exame.
- O setor bancário leva até 5 (cinco) dias úteis da data de pagamento para confirmar à ANAC que a taxa foi paga. Somente com essa confirmação é possível se inscrever no exame.
Agendando a Prova da ANAC
Agora que você seguiu os outros passos está pronto para agendar sua prova. Para isso, precisará preencher o formulário de inscrição e enviar para a ANAC via e-mail. Acompanhe abaixo.
Formulário de inscrição
Baixe o formulário de inscrição
Preencha atentamente todos os campos requisitados. No item 3 indique a cidade onde deseja agendar a prova ANAC e o turno escolhido (matutino ou vespertino).
Recomenda-se que antes do agendamento da prova ANAC verifique o local de realização da prova na sua cidade ou região. Certifique-se que terá condições de comparecer no dia e hora marcados. Para conferir a lista dos locais de provas clique aqui.
No formulário, você poderá indicar 3 opções de datas para prestar a prova ANAC. Coloque-as nos respectivos campos em ordem de preferência. Caso não haja nenhuma data disponível para os dias que indicar, a agência marcará a prova para o primeiro dia disponível a partir da data mais antiga sinalizada.
No item 4 é preciso colocar o dia em que fez o pagamento do Boleto GRU e no campo “serviço” escreva “banca da ANAC”.
Enviando a documentação
A inscrição para o exame teórico é realizada por meio do envio do formulário de inscrição e documentos por e-mail. A documentação deve estar digitalizada em arquivo em formato pdf, jpeg, png ou gif, e enviado para o e-mail agendamento.exame@anac.gov.br, em forma de anexo.
Neste e-mail deverá enviar a seguinte documentação:
- Formulário de inscrição;
- Comprovante de pagamento;
- RG;
- CPF;
- Foto 3×4 atualizada.
Para mais informações visite o site da ANAC.